Apelo aos Antigos Alunos : a situação difícil de camaradas nossos exige a nossa Solidariedade.
Quero, neste período em que o país vive um clima generalizado de grande preocupação com a situação económica e com as perspectivas de um curto prazo muito difícil para muitas famílias portuguesas, chamar a atenção dos Antigos Alunos para a existência de muitos casos concretos de dificuldades no âmbito da comunidade colegial.
Esta situação impõem, mais do que a manifestação de preocupações, acções concretas no exercício da nossa missão de responsabilidade social que, estatutariamente, designamos de Solidariedade.
Tem sido um ano muito difícil!
De facto, o contexto social e económico depressivo que Portugal vive não excluíu, nas suas consequências negativas, muitos dos nosso camaradas Antigos Alunos.
Foram, e são, muitas as situações de crise que atormentam camaradas nossos, e a que não temos conseguido fazer face na sua totalidade.
O desemprego, a falta de meios para pagamento da renda da casa ou do financiamento bancário, e, a inevitabilidade, nalguns casos, de privações ao nível da alimentação, são exemplos, de diversas situações de que, actualmente, são vítimas Antigos Alunos.
Infelizmente, falar de fome não é figura de retórica: temos casos concretos e outros que para lá caminham, a que se somam outras situações como as de Pais com muitas dificuldades em manter os filhos no Colégio por incapacidade do pagamento das mensalidades.
Encontramo-nos a prestar apoio financeiro nas mais diferentes faixas etárias, e temos procurado servir de plataforma de procura e oferta de empregos no âmbito da nossa comunidade, área em que o sucesso tem sido apenas parcial.
A equidade indispensável na alocação dos meios financeiros de que dispomos, tendo em conta a permanente expectativa de virem a aparecer mais Antigos Alunos em situações de carência, obriga-nos a ratear o valor das nossas comparticipações mensais, ou os períodos durante os quais prestamos apoios, pelo que os Donativos que recebemos na Associação podem contribuir para uma acção mais alargada e abrangente.
Para além de Donativos para socorrer as situações financeiramente mais débeis, peço, igualmente, a todos os Antigos Alunos os seus melhores esforços quando forem solicitados para nos ajudarem a conseguir identificar oportunidades de trabalho, necessidades que estão a ocorrer na procura do primeiro emprego, na meia idade e em situações de pré-reforma ou reforma de muito baixo valor.
Aos que são empresários, e aos que de, alguma forma, se encontrem profissionalmente ligados a actividades criadoras ou de intermediação na angariação e colocação de empregos, peço que nos contactem a fim de podermos estudar e implementar medidas que contribuam para satisfazer necessidades de camaradas nossos.
E, aos Antigos Alunos em situação difícil peço que - sem peias de qualquer tipo - continuem a dirigir-se à Associação, pois continuaremos a procurar contribuir para a solução das suas dificuldades.
Façamos deste final de ano e de todo o novo ano de 2011, uma época de Solidariedade mais activa e participativa na nossa comunidade.
O Presidente da Direcção
Martiniano Gonçalves
(9/1958)
0 comentários
Submeter um novo comentário