Barretina

Barretina

Barretina Colégio Militar

A Barretina é, de todos, o símbolo e logótipo oficial da nossa Associação. Imposta sobre as nossas cabeças numa tarde de Dezembro, como convite à entrada numa ordem ou congregação, como armamento de pequenos jovens à luta que será a vida.

A Barretina dos Alunos do Colégio Militar tornou-se, por tudo isso, o símbolo da união e da condição igual a todo o que a usa. É de todos os símbolos colegiais o mais escolhido para identificar os que por cá passaram, tornando-se comum o seu repouso na lapela de um casaco.

Como referia já em 1961, o Subdirector do Colégio e antigo Aluno, Ten. Cor. Alcides de Oliveira, na sua publicação "A Nossa Luz":

Este é o símbolo que liga entre si quantos vivem o Colégio, é o símbolo de: Abnegação, Coragem, Calma, Iniciativa, Fé, Cavalheirismo, Cooperação, Zelo, Honra, Fidelidade, Ordem, Patriotismo, Ideal, Espírito Militar, Tenacidade, Lealdade, Justiça, Espírito de Sacrifício, Confiança em si, Decisão, Disciplina

Cor. Miranda Dias (292/1925)

É aquela coisa pequenina que se põe à altura do coração como uma condecoração, um brasão de família e um sinal de uma condição que não tem igual.